Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sol, espinhas, insetos e depilação podem causar manchas de pele

Dermatologista Márcia Purceli foi a convidada desta segunda-feira (29).
Médica explicou quando usar protetor solar, hidratante e maquiagem.


Do G1, em São Paulo

Mancha de pele pode ser causada pelo sol, por espinhas, picadas de inseto, depilação ou pela ação do tempo. Mas essas marcas, muitas vezes permanentes, podem ser amenizadas.
Para explicar quando – e quanto – usar protetor solar, hidratante e maquiagem, a dermatologista Márcia Purceli esteve presente no Bem Estar desta segunda-feira (29). Ela falou sobre os seis tipos de pele existentes, que influenciam no aparecimento de manchas, e os efeitos cumulativos dos raios ultravioleta, que podem levar até 30 anos para provocar os primeiros sinais.

Pele e manchas (Foto: Arte/G1)

Nas ruas de São Paulo, a repórter Marina Araújo e a dermatologista Denise Steiner foram conferir como está a pele do brasileiro, um povo com muita mistura entre índios, brancos e negros – o que facilita o aparecimento das manchas.
Ao usar protetor solar, é importante verificar o rótulo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é importante observar o prazo de validade, a indicação de reaplicação do produto para manutenção da eficácia, orientações e advertências (como “Atenção: este produto não oferece nenhuma proteção contra insolação"). Se a criança tiver menos de 6 meses, é preciso consultar um médico antes de passar o filtro.

Existem três tipos de manchas escuras na pele: melanoses, melasmas e hiperpigmentações pós-inflamatórias. Há também manchas brancas, a leucodermia solar, popularmente conhecida como sarda branca.

Um comentário:

  1. aai n seei o qe fazer com minha espinhaas '-' teenho a pele mto oleosa alguma dica?

    adoreei teu blog! estou seguindo =]
    segue lá tbm ? http://blogliliank.blogspot.com

    ResponderExcluir