Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A acne e os ovários policísticos

Acne em mulheres pode ser sinal de ovário policístico
Patologia acomete cerca de 5 a 10% da população feminina mundial



Resolvi falar sobre o tema já que é muito comum este problema de ovários policisticos em mulheres (inclusive tbm tenho este problema), e vale a pena esclarecer um pouco!

As indesejáveis espinhas que aparecem na face durante a adolescência, muitas vezes se transformam em problemas que deixam marcas, tanto do ponto de vista de estética, como emocional, afetando assim, a auto-estima, com repercussões psicossociais na pessoa humana.
Muito embora a acne atinja preferencialmente os adolescentes, ela também acomete pessoas adulta, ora como persistente, quando vem desde a adolescência, ou tardia, quando aparece inesperadamente, aos 20, 30 ou 40 anos de idade.

Os motivos da formação da acne em adultos são geralmente os mesmos dos adolescentes, relacionadas a distúrbios hormonais e excesso na produção de sebo, substância produzida pelas glândulas sebáceas.
A ocorrência de acne em mulheres de 30 anos ou mais pode ser um indício da presença de ovários policísticos, que, caracterizados por um desequilíbrio hormonal, podem se transformar em síndrome e causar a infertilidade.


Quando uma mulher aparece no centro de estética com acne severa, a primeira providência é encaminhá-la para exame no ginecologista. Esse é normalmente um dos sinais de ovário policístico.
Porém, em muitas mulheres, a acne aparece devido ao uso de cosméticos não indicados para o seu tipo de pele. Para a especialista, os principais fatores causadores da acne são dietas ricas em gordura, problemas hormonais, emocionais, contraceptivos, estresse, baixa imunidade, comidas enlatadas, poluição e excesso de exposição solar.

Na maioria dos casos ela tem como causa o excesso de hormônios masculinos, ou seja, o hiper-androgenismo. O aumento da produção do hormônio masculino está presente na mulher, e está relacionado a síndrome de ovários policísticos.

Esta patologia acomete cerca de 5 a 10% da população feminina mundial. Muitas vezes, os ovários não ovulam e por isso, ocorre a formação de microcistos dentro deles, trazendo como conseqüência, o distúrbio hormonal. Logo aparecem os sinais clínicos, como: espinhas na face, oleosidade da pele e cabelos, aparecimento de pelos anormais para a idade e sexo, na face, no umbigo, nos mamilos e em outras partes do corpo.

A obesidade também está presente em muitos casos. Mas, a maior complicação devido a esta síndrome de ovários policísticos, é a infertilidade.

Em um grande número de casos, a mulher tem dificuldade para engravidar. No exame de ultra-som pode-se detectar os ovários policísticos.

Existe tratamento para a infertilidade, quando houver, e quando a mulher desejar engravidar. Existem medicamentos que induzem a ovulação e propiciam a gravidez, nestes casos.

O tratamento da acne e para os casos de ovários policísticos, consiste na administração de anticoncepcionais hormonais específicos, que bloqueiam a produção destes hormônios masculinos na mulher, melhorando assim, a acne.

É importante manter a pele sempre limpa, para que os poros fiquem livres de impurezas, reduzindo a quantidade de sebo e evitando assim a infecção da pele. Recomendo também que pessoas com pele oleosa evitem produtos em creme, preferindo soluções em gel ou loção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário