Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Talassoterapia - A beleza que vem do mar!

Que o mar é bom para se divertir, refrescar e espantar o stress todo mundo já sabia. O mar tem propriedades curativas que mal podemos imaginar. Mas, se alguém está pensando que é apenas no sentido de aliviar o stress, está enganado, pois a talassoterapia, técnica que se vale destas virtudes marinhas, vem sendo amplamente utilizada por pessoas com os problemas mais variados. Produtos de beleza à base de algas e sais minerais são bastante comuns no mundo da beleza.


E como a guerra anti-stress anda mobilizando milhares de tratamentos, um método que vem sendo muito utilizado nas clínicas de estéticas é a talassoterapia, que utiliza a água do mar, algas, esponjas, corais e anêmonas.

Na Grécia antiga já se conhecia e se fazia uso terapêutico dos muitos benefícios da água salgada. Por isso a Talassoterapia (thalassa = mar e terapia = cura) tem conquistado tantos seguidores fiéis. E os resultados são altamente positivos, principalmente em pessoas com artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia entre outros males.

Em versão moderna, o banho alia as propriedades curativas dos sais minerais e de partículas de algas marinhas desidratadas a óleos aromáticos e cores que são aplicadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A banheira é preparada com água potável e é aplicada uma pastilha efervescente com propriedades que simulam o fundo do mar. Assim, jatos com saída de água e ar que são estrategicamente posicionados em 96 pontos energéticos do corpo, durante 30 minutos, com o intuito de relaxar e complementar tratamentos corporais. São bastante indicados por cirurgiões plásticos para melhorar a drenagem linfática, ativando a circulação periférica, acelerando a eliminação de toxinas, além de diminuir a ansiedade antes da cirurgia.



No banho de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos há uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que vai facilitar a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, impurezas que provocam o inchaço e a celulite.

A pressão dos jatos também proporciona estímulos para a aplicação da reflexologia, onde os pés recebem a massagem da água ativando o retorno venoso, a linfa, restaurando, de forma equilibrada, a energia do organismo. Ao mesmo tempo, pontos de luzes mudam a cor da água, trabalhando segundo os conceitos da cromoterapia.

Técnica que faz uso da água marinha, das algas microfragmentadas e seus princípios ativos isolados, da areia da praia e até da luz solar e do ar marinho para proporcionar benefícios terapêutico. O mar desintoxica, estimula, regenera, relaxa e aumenta a imunidade. É só saber como aproveitar dessa atmosfera única para ganhar em saúde, bem-estar e boa aparência.
O ar da praia é rico em umidade e ozônio, que mantém a camada córnea da pele elástica e protegida da descamação. A radiação solar pode suprir raios infra-vermelhos e ultravioletas na medida certa para estimular a síntese de melanina e ajudar na fixação do cálcio nos ossos. A areia contém microelementos, como o selênio, fósforo, manganês, zinco, ferro e cobre, substâncias encontradas naturalmente no organismo e que aceleram as funções enzimáticas, atividades que fazem o nosso corpo funcionar. Se faltarem, algumas reações físico-químicas não acontecem ou tornam-se lentas. Já as plantas marinhas, conhecidas como algas, são o grande foco do estudo na área cosmética.
Plantas do mar
A vegetação marinha é fonte de Ácidos Graxos Polinsaturados Essenciais (PUFA), isto é, aqueles que o corpo não tem capacidade de sintetizar e são necessários para a multiplicação celular e para o desenvolvimento do organismo. Falhas nesse suprimento acarretam em disfunções muito desagradáveis, como maior sensibilidade às infeções e danos nos tecidos da pele . A alga Phaeodactylum tricornotum contém um exército de PUFA para combater e prevenir o envelhecimento cutâneo e as anomalias decorrentes das disfunções na pele.
Para uso talassoterápico podemos também optar pelas soluções contendo a alga Codium tomentosum, que garante uma pele adequadamente protegida profundamente hidratada e muito macia, agradável ao toque.
Se o assunto é tratar e prevenir o envelhecimento cutâneo, temos que citar as algas Ulva rigida, também conhecida como a planta que fornece a elastina marinha e Chrithmum maritimum, aquela doadora de oligoelementos essenciais, como o zinco.
A ação dos ingredientes ativos dessas algas aumenta a síntese de proteínas e aceleram a regeneração celular da pele, evitando a formação de rugas precoces.

A alga Phaeodactylum tricornotum tem eficácia comprovada em estudos in vivo conduzidos em voluntários humanos, confirmando o efeito de aumento da hidratação da pele após 7 dias de tratamento local, administrando um creme contendo seus princípios ativos, duas vezes ao dia. Além disso também age combatendo a inflamação da epiderme pela ação dos ingredientes poluentes atmosféricos.
A nova geração de cosméticos de tratamentos talassoterápicos antiestresse e dos produtos diurnos antipoluição usa a combinação de duas algas: Ulva lactuta e Corallina officinalis. Esse arsenal une a ação "antiveneno" da Ulva Lactuta, que diminui a toxidez de áreas poluídas até às características de alga porosa Corallina officinalis, que absorve as radiações infravermelha e ultravioleta, evitando a formação de radicais livres na pele.
Na sua próxima esticada até a praia, respire fundo, aproveite os raios solares das primeiras horas da manhã e tome um delicioso banho de imersão no mar, essa verdadeira fonte de juventude.

Aplicações Estéticas
- Envelhecimento cutâneo;
- Pele seca e desidratada;
- Manchas e melasmas;
- Flacidez;
- Anti-acne;
- Limpeza profunda da cútis;
- Celulite;
- Derrames varicosos;
- Drenagem linfática;
- Perda de cabelo;
- Alopecias leves e médias.
Benefícios:
- Regulam as funções orgânicas através do sistema neuroendócrino, por ação catalítica das suas enzimas;
- Aumentam a permeabilidade cutânea;
- Penetram facilmente na pele, pelas suas características iônicas;
- Realizam um micro peeling cutâneo, graças à sua hipertonicidade, principalmente da agua do Mar e da Máscara Corporal. Essa hipertonicidade favorece o embebimento e posterior eliminação das células do estrato córneo disjunto;
- Relaxam a musculatura tensa e crispada, transmitindo aspecto descansado à face;
- Ajudam na normalizaçào das secreções seborreicas;
- Reduzem a hiperidrose (tratamento excessiva), inclusive dos pés;
- Promovem tremineralização orgânica;
- Favorecem a microcirculação sangüínea.


Algumas Dicas de Protocolo profissional da Adcos:

A linha Thalasso da Adcos é altamente drenante e desintoxicante podendo ser associada a toda linha de tratamento Reduxcel (para redução de medidas e tratamento de celulite)

Tratamento Corporal

Destoxidrenante Intensivo


1. Esfoliação Corporal: aplicar Reduxel SML Higienizante Esfoliante Físico em todo o corpo com suave massagem circular, promovendo esfoliação. Deixar o excesso na pele. Não remover. Estimular as principais ganglionares.
2. Ativação Destoxidrenante: emulsionar o esfoliante borrifando sobre o corpo Clinic Spa Thalassoterapia Drain Force. Não remover.
3. Enfaixamento Compressivo: sobre a etapa anterior realizar a técnica de bandagem com faixas previamente umedecidas em 250ml de água filtrada morna adicionada de 1 colher de sopa Clinic Spa Thalassoterapia Concentrado Da Água do Mar. Deixar agir por 30 minutos.remover as faixas e os resíduos com água.
4. Massagem Corporal: aplicar Clinic Spa Thalassoterapia Creme Com Pó de Perolas com movimentos drenantes.
Sugestões para a utilização dos produtos Thalassoterapia

Banhos– Hidromassagem, Ôfuro, Banheira.
Dissolver 100g de Clinic Spa Thalassoterapia Concentrado de Água do Mar (aproximadamente 8 colheres de sopa) na banheira.

Envolturas Destoxidrenantes
Técnicas de bandagem com faixas previamente umedecidas em 250ml de água filtrada morna adicionada de 1 colher de sopa de Clinic Spa Thalassoterapia Concentrado de Água Do Mar. Deixar agir por 30 minutos. Remover as faixas e os resíduos com água.
 Thalassoargiloterapia
Base: para 1 colher de sopa de Clinic SPA Thalassoterapia Concentrado de Água do Mar, acrescentar 4 colheres de sopa (rasas) de Argila Verde. Reconstituir com água. Ocluir com filme osmótico.

Cataplasma Argilodestoxidrenante
Base: para 1 colher de sopa de Clinic SPA Thalassoterpia Concentrado Água do Mar, acrescentar 2 colheres de sopa de (rasas) de Argila Verde e 2 colheres de Clinic SPA Thalassoterapia Creme com Pó de Perolas. Ocluir com papel osmótico.

Mascara Oxigenante
Base: para 2 colheres de sopa de Clinic SPA Thalassoterapia Creme com Pó de Perolas, acrescentar 1 medida de Sistema Hiperemiante. Colocar o lençol por 20 minutos.

Mascara de Massagem Destoxidrenante
Base: para 1 colher de sopa de Clinic SPA Thalassoterapia Concentrado de Água do Mar, acrescentar 4 colheres de Clinic Thalassoterapia Creme com Pó de Perolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário