Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Colírio para glaucoma é usado para aumentar cílios

Algumas mulheres estão pondo em risco a saúde dos olhos em nome de cílios volumosos. Um conhecido efeito colateral do colírio prescrito para pacientes com glaucoma é justamente o crescimento dos cílios, e as mais vaidosas não medem consequências ao submeter seus olhos saudáveis a esse medicamento.
 
 
 
A substância que multiplica os cílios é a bimatroposta, que serve para diminuir a pressão intraocular e, assim, controlar a evolução do glaucoma, doença caracterizada pelos danos que provoca no nervo ótico e pela perda do campo visual apresentada pelo paciente. Como reações adversas, o paciente pode sofrer com irritação, vermelhidão, ardência, alergia, sensibilidade à luz, inflamação da pálpebra, escurecimento da íris, olho seco, reações inflamatórias e manchas na pele ao redor dos olhos.
 
 
-Esses são inconvenientes que o sujeito aceita porque está doente e precisa de tratamento, mas não faz sentido alguém saudável se colocar e risco dessa forma - diz o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares de São Paulo.
 
Quem adere ao modismo também pode ficar com a pressão do olho baixa demais ou, então, quando o medicamento é usado em excesso, pode provocar o efeito contrário, e a pressão do olho subir, de acordo com o médico Sérgio Meirelles, da Sociedade Brasileiro de Oftalmologia.


O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, conta que a primeira vez que a bimatroposta foi usada com esse propósito foi em pacientes que haviam sido submetidos a quimioterapia e perdido cílios e sobrancelhas.
 
Depois, o laboratório norte-americano Allergan utilizou o mesmo princípio na produção de um produto estético, o Latisse, aprovado pela agência de vigilância sanitária americana, a FDA. Apesar da recomendação de que ele só seja utilizado com acompanhamento médico e que o produto não tenha contato direto com o olho durante a aplicação, a venda nas farmácias e na internet é livre.

Meu conselho sobre isso tudo -> Cuidar da beleza é bom sim. Mas é preciso em primeiro lugar cuidar da saúde. Não adianta você ter cílios perfeitos se vai prejudicar a sua visão e sofrer muito mais depois. Se optar por fazer, faça, mas que seja com acompanhamento médico. Em primeiro lugar vem o seu amor e cuidado com a sua própria saúde! Fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário