Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

Aposte na Vitamina C para deixar sua pele linda, jovem e luminosa!

Você já deve ter ouvido muito sobre a vitamina C, que  faz bem para a saúde e tudo mais. Mas você nem imagina no quanto esta vitamina faz maravilhas para a nossa pele!
                                                            
A Vitamina C ou ácido ascórbico é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. É um poderoso antioxidante, ou seja ajuda a combater os radicais livres combatendo o envelhecimento!  

A vitamina C quando aplicada na pele, também é capaz de cicatrizar feridas, aumentar a produção de colágeno (essencial para a sustentação e firmeza da pele), clarear a pele, proteger contra os danos da exposição ao sol.
Aposte nos superpoderes da vitamina C para ficar mais bonita!
Além de prevenir contra o escorbuto a vitamina C é fundamental para o bom funcionamento das células, especialmente para formação do colágeno. Na pele a vitamina C atua de duas formas principais combatendo os efeitos do envelhecimento: ela estimula a produção de colágeno e aumenta a proliferação dos fibroblastos (que são as células da pele que diminuem a sua reprodução com a idade).
O colágeno é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. A exposição continuada ao sol é um dos fatores que alteram a síntese de colágeno na pele, levando a formação das rugas.
Aí entra outro papel da vitamina C, proteger contra a exposição solar, ou seja, além de consertar os danos causados pelo Sol ela ainda evita que esses danos ocorram. Quer mais?
Pois tem, estudos comprovaram que a vitamina C é ainda mais benéfica quem fuma, uma vez que ela combate (em parte, lógico) os danos causados pelo cigarro. Isso porque ela atua como antioxidante, combatendo os radicais livres que são liberados pelos fumantes.
Da mesma maneira que a fruta, os cremes com vitamina C perdem as suas propriedades em contato com a luz ou o ar.
A vitamina C pode ser tomada via oral ou usada em forma de cremes ou loções. Para combater o envelhecimento da pele a forma tópica tem se mostrado bem mais efetiva.
No caso da vitamina C, tudo parece ainda mais complicado. Apesar de ser uma substância comum e de certo modo abundante, ela dá trabalho para ficar "quietinha" em um creme. De acordo com Maya Maalouf, diretora de marketing Anna Pegova, a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um problema para os formuladores de cosméticos justamente por causa de sua estabilidade.
É como no suco de laranja natural. Quando o deixamos parado por algum tempo, ele muda de cor e pode até ficar meio marrom. Com os cosméticos é a mesma coisa. Por isso, é necessário inventar maneiras de prolongar a vida da vitamina C no produto, não deixando que ele fique com a aparência de estragado.
Uma das soluções encontradas, foi ligar a vitamina C a outros componentes, como magnésio, glicose e silício. Segundo Maurício Pupo, farmacêutico e professor de cosmetologia, essa ligação até pode fazer com que a vitamina C seja melhor absorvida pela pele, permanecendo nela por 48 horas, no caso do magnésio, ou até mesmo por oito dias, no caso da glicose.
Essa combinação também faz com que o produto não escureça e dure mais.
Quanto à quantidade de vitamina C colocada nos cosméticos, nenhum exagero é necessário. Estudos científicos comprovaram que para ela fazer efeito na pele, é necessário que o creme contenha de três a cinco por cento da vitamina.
Mas algumas marcas foram além e descobriram outras formas de fazer com que ela seja mais aproveitada. É o caso da Adcos, marca de dermocosméticos que criou cápsulas de vitamina C pura para serem misturadas ao creme na hora da aplicação no rosto. Outra marca de cosméticos, a Anna Pegova, também descobriu uma maneira.  
Imagine! Vitamina C em Capsulas! Uma maravilha! Perfeito para misturar nos cremes e máscaras antes da aplicação na face.

Segundo Maya, os agentes externos, como a luz e o ar, e as próprias substâncias da fórmula interferem no comportamento da vitamina C no creme. Pensando nisso, a Anna Pegova criou uma forma de proteger esse ácido pela ação da nanotecnologia, que faz com ele fique superpequeno e possa ser envolvido por um veículo, que funciona como uma espécie de capinha protetora capaz de penetrar na pele.
Isso faz com que a vitamina C, em concentração de 5%, entre pura no rosto. Além disso, a embalagem é a prova de ar e, cada vez que é bombeada, impede que haja contato do ambiente externo com o produto.
Viu só! Antes de comprar o seu creme, procure ler a embalagem do produto, cheque a fórmula e, se tiver alguma dúvida, não gaste dinheiro sem consultar antes seu esteticista e dermatologista!
Crie esse hábito e assim você economizará e entenderá cada vez mais sobre o universo dos cosméticos e os benefícios dele para a sua beleza!
Abraço a todos e usem Vitamina C!
Referencias de para o texto  – Site R7 e  Bulle de beauté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário