Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia Mundial de Higiene das Mãos

Um simples ato que pode salvar vidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, pois a prática ainda é a uma das principais formas de prevenção contra a disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar.
Como primeiro desafio global, a OMS propôs a campanha “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, que tem como objetivo melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde
A data associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da Higiene das Mãos.
Você sabia que o simples ato de lavar as mãos, seja com água e sabão ou com produto alcoólico, pode salvar muitas vidas? A higiene das mãos, comprovadamente, evita a transmissão de microrganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções.

Como lavar as mãos

O principal veículo de transmissão de microorganismos em hospitais são as mãos dos profissionais de saúde, que estão em permanente contato com os pacientes e com os materiais e equipamentos por eles utilizados.

Como acontece a transmissão?

A transmissão de microrganismos ocorre em uma sequência de eventos:
  • 1- Os microrganismos estão presentes nas pessoas (em pacientes e profissionais de saúde) e nos ambientes.
  • 2- O profissional contamina suas mãos ao tocar o paciente ou uma superfície próxima a ele.
  • 3- Se o profissional não higienizar as mãos adequadamente, esses microrganismos podem ser transferidos para outro paciente ou para outra superfície.

Quando higienizar as mãos?

São cinco os momentos essenciais para a higienização das mãos com o objetivo de prevenir infecções, conforme mostra a figura abaixo:





 Fig. 1 – Indicação dos cinco momentos para Higiene de Mãos, segundo a Organização Mundial da Saúde (2009).

Fonte:www.einstein.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário