Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dicas de como comer no Self Service e emagrecer

- Dra Liliane Oppermann -

Você todos os dias almoça fora e não consegue fazer regime por causa da correria do dia-a-dia? A nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann dá 7 dicas para você emagrecer de maneira saudável comendo fora da sua casa.

-Coma sempre a salada primeiro, pois conseqüentemente  você comerá menos no prato principal. O que novos estudos têm mostrado é que incluir ovo na salada faz você comer menos ainda. Isso devido a albumina presente na clara, e a gordura da gema que prolongam a saciedade.

-Para que este efeito seja ainda mais potencializado, experimente acrescentar quinua cozida.
 
 
 
Hoje muitos self services estão adotando esta linha naturalista. Mas na falta da quinua, vá de grãos como grão de bico, lentilha, ervilha ou milho. O mecanismo que envolve a saciedade são dois, um devido a maior exigência na mastigação e o outro devido as fibras presentes na casca que envolve os grãos.

-Muitos estudos têm apontado o cálcio como um acelerador da perda de peso. Que tal utilizar molho na salda a base de iogurte. Assim ele passa a ser a 3ª arma que utilizamos na salada para comer menos no prato principal.

-Outro truque que não devemos abrir mão, é redesenhar mentalmente o prato. Lembrando que nos self services os pratos são enormes, para que a pessoa possa enchê-lo inteiramente sem perceber. Então mentalmente divida-o em 4; ¼ é para a salada crua, ¼ para refogada, ¼ para a proteína principal e ¼ para o carboidrato (arroz, batata, massa).

-Geralmente os self services apresentam um Buffet de sobremesas que mal você começou a comer o prato principal, já vai pensando no que comerá depois. Aí para piorar a situação o prato é grande e a pessoa coloca pudim, mousse, doce de leite, fruta em calda, bolo em um prato só. Para não comprometer a balança o ideal é comer uma boa salada de fruta ou gelatina e pegar um pedacinho de algum doce para finalizar. Esta última abocanhada dá a idéia de ter comido o doce inteiro.

-Também em um self service, é preciso reconhecer as saladas. As vezes a pessoa pula a parte dos pratos quentes e come só salada achando que está fazendo a coisa certa. Mas muitas saladas principalmente as que vão maionese e creme de leite podem apresentar um teor calórico maior do que um prato de arroz, feijão e carne. Na dúvida escolha salada puras e acrescente limão, sal ou mesmo um molho de iogurte.

-O Azeite de Oliva ganhou fama de saciador da fome e atuante na gordura abdominal. Mas a diferença entre o remédio e o veneno é só a dose, portanto não ultrapasse 1 colher de sopa. E fique de olho nos rótulos, porém self services, são colocados vários tipos de temperos e azeites e muitas latinhas tem mistura de óleo de soja, portanto opte sempre pelo Extra virgem.

Fonte- Nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann
Site- www.doutoraliliane.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário