Total de visualizações de página

domingo, 18 de março de 2012

Queda de Cabelo Feminina - Saiba como cuidar e prevenir!

Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.
Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.
O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.
As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.
Causas Externas
As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:
  • Escova progressiva;
  • Tinturas de má qualidade;
  • Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
  • Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.
Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.
Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser à base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.
Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.
Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.
A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.

Causas Internas

Queda



Você sabia que um dos principais motivos que levam à queda de cabelo é a má alimentação? Isso mesmo. Dietas malucas e regimes radicais podem te deixar bem com a balança a curto prazo, mas daí pra frente as consequências podem ser devastadoras não só para seu corpinho (todo mundo sabe que uma dieta sem pé nem cabeça não mantém os resultados durarem muito tempo) como também para seus cabelos, que sentem muito a agressão da falta de vitaminas.

A melhor forma de prevenir a queda de cabelo é manter sempre hábitos saudáveis e uma alimentação correta. O problema pode ser causado por muitos fatores – inclusive genéticos – mas mesmo assim o consumo de alimentos saudáveis pode fortalecer a saúde dos fios e de todo o corpo. No entanto, se o problema já tiver aparecido, há alguns alimentos que podem te ajudar no tratamento para queda de cabelo, repondo os nutrientes que essa parte do corpo precisa.




- Beta-caroteno encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa, como a rúcula e o agrião, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- A vitamina A encontrada no bife de fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- A vitamina B existente nas carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes ajudam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- O zinco está nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo é um importante alimento que estimula a multiplicação das células, fortalecendo o couro cabeludo e a qualidade dos fios, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- Os aminoácidos encontrados nas carnes vermelhas são a matéria-prima para a construção dos fios, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- Fique atenta ao uso de antibióticos e anti-inflamatórios, o uso contínuo desses medicamentos é grande aliado da queda de cabelo.

- Banana, melancia e ameixa têm vitamina B6, que tanto é boa para a pele, quanto para o cabelo, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- Procure não fazer dietas que proíba carnes magras como aves e peixes, pois essas têm altos teores de proteínas, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

- Sucos e leite à base de soja contém vitamina B, zinco e minerais que previnem a queda de cabelo.

Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é aamamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.
A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.
Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.
Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.
Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.

Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Alopecia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”).

Outras causas

  • O estreese psíquico;
  • Tabagismo;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Menopausa;
  • Ovários policísticos.


Dicas úteis para evitar a queda de cabelo:

Use regularmente um shampoo anti-queda de cabelo, em vez de um shampoo normal para ajudar a prevenir a queda de cabelo.

Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro. Esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba dia sim, dia não, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

Tente ter momentos menos estressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto pela saúde do seu cabelo, ajudam a evitar e previnir a queda de cabelo.

Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono, isso previne a queda de cabelo.

Caso não haja predisposição genética e a queda de cabelo seja contínua, devemos procurar um dermatologista para verificar as causas internas e externas.

SHAMPOOS ANTI QUEDA - OS MELHORES

Uma das primeiras iniciativas ao reparar a queda de cabelo é comprar um xampú antiqueda. O mercado está repleto de boas opções de xampú para queda de cabelo. Confira alguns detalhes sobre esses produtos e, qualquer dúvida, procure um médico especializado.
Normalmente, um adulto saudável perde de 50 e 100 fios de cabelo por dia e o número médio de fios de cabelo na cabeça oscila entre 90 e 100 mil. Parece muito mais não é.  É normal cair cabelo para que outros novos nasçam.  Porém, algum tipo de distúrbio pode resultar na queda de cabelo anormal seja em homem ou mulher.
As causas da queda de cabelo podem estar ligados as alterações hormonais, uso de medicamentos, estresse emocional ou falta de vitaminas. Nos homens ainda há o fator genético. Como tudo tem uma solução, existem no mercado loções e xampú para queda de cabelo que realmente ajudam.  Entretanto, é importante ressaltar que para acabar de vez com esse problema é preciso fazer um tratamento queda de cabelo com um dermatologista que saberá dizer o tipo de tratamento ideal para você.
Nas farmácias podemos encontrar xampus para queda de cabelo nacionais e importados que custam de R$8,00 a R$100,00. Esses xampús combatem o envelhecimento folicular e previnem a queda, mas não fazem milagres.  Geralmente esses xampus têm em sua fórmula uma proteína chamada ANP que reduzem a ação dos hormônios responsáveis pelo afinamento dos fios, evitando sua queda.

Melhores xampus antiqueda de cabelo

Head & Shoulders
Head & Shoulders
Separamos uma lista com os xampús antiquedas que garantem resultados significativos.
Xampú antiqueda de cabelos – Bio-Médicin – preço médio R$60,00
Xampú de Jaborandi – Vitalb – preço médio R$9,00
Xampú creme estimulante Antiqueda Anaphase – Ducray – preço médio R$77,00
Xampú antiqueda Kerium – La Roche Posay – preço médio R$50,00
Xampú antiqueda Força e Vitalidade – Ecologie –preço médio R$30,00
Xampú antiqueda – Ox Plant +Plants – preço médio R$15,00
Xampú proteção contra queda – Head e Shoulders – preço médio R$18,00
Essa lista pode ser muito útil para você, com resultados positivos e satisfação do cabelo forte e sem queda, porém, nada substitui o acompanhamento médico no tratamento contra a queda de cabeloNão deixe de procurar o dermatologista (médico indicado para o tratamento de queda de cabelo), pois ele saberá indicar o melhor caminho contra queda de cabelo.

Fontes de Referencia: http://www.contraquedadecabelo.com.br  / http://belezaesaude.dae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário