Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hidroquinona não é segura e deve ser banida!

A HIDROQUINONA tem sido utilizada por décadas como um agente clareador cutâneo devido à sua alta eficácia.
Em abril de 2004, foi publicado no Nederlands Tijdschrift voor Geneeskunde (Jornal Holandês de Medicina) parte de um estudo de pesquisadores do Instituto Holandês para Desordens Pigmentares, relatando importantes aspectos toxicológicos da HIDROQUINONA.



Em agosto deste ano (2006), os mesmos pesquisadores publicaram no Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology a continuação de suas pesquisas, evidenciando todos os riscos do uso prolongado da HIDROQUINONA e declarando que seu uso deve ser interrompido completamente.
Os riscos da Hidroquinona
Sabe-se que a aplicação tópica da HIDROQUINONA pode ocasionar a ocorrência de leucomelanodermias em confete, um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina, e da ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele.

Além dessas anormalidades e da ocorrência de câncer, estudos mostram a ocorrência de adenoma renal e leucemia em experimentos animais, indicando sua nefrotoxicidade. Hoje, é conhecido o modo como a HIDROQUINONA e seus metabólitos podem causar dano ao DNA e inibir a apoptose de células em mutação. Seu uso diário também pode provocar acúmulo no corpo através da absorção sistêmica.

A resposta do FDA
Baseado nessas evidências, o FDA (Foods and Drugs Administration), nos Estados Unidos, propôs a proibição da venda de produtos despigmentantes que contenham HIDROQUINONA, dizendo que os riscos para a saúde não justificam a venda sem receita, e que os produtos só devem ser usados com receita e sob supervisão médica.

Com essa nova norma proposta, todos os produtos despigmentantes da pele - sejam de venda liberada ou só sob receita médica - passariam a ser considerados medicamentos novos, e teriam de buscar aprovação do FDA antes de voltar ao mercado.

“O risco dos efeitos (câncer) do uso prolongado da aplicação tópica da HIDROQUINONA não pode ser ignorado. Baseado em evidências recentes do risco potencial, que são mais altos que os presumidos até agora, nós declaramos que o uso da HIDROQUINONA como agente despigmentante deve ser interrompido completamente”.
Kooyers TJ, Westerhof W.
Academisch Medisch Centrum, Universiteit van Amsterdam,
Nederlands Instituut voor Pigmentstoornissen, Amsterdam

Nenhum comentário:

Postar um comentário