Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Massagem na Gestante!

O Texto abaixo é muito bom, principalmente para nós profissionais, da Prof.a Kátia Silva Nunes, sobre a massagem na gestante, dá dicas importantes e protocolos de SPA para este momento tão especial da vida da mamãe. Aproveite!!



Durante a gravidez a mulher sente-se especial, por ser um momento tão importante na vida. No entanto, à medida que a gravidez evolui, aumentam também alguns desconfortos que lhe estão associados, entre elas dores nas costas, má circulação, câimbras, tensões, dores nas pernas, cansaço, fadiga, entre outros. Para ajudar a alcançar o bem estar indispensável nesta fase, os profissionais, terapeutas da beleza, podem e devem aplicar massagens nas futuras mamães. Estas massagens, tendo em conta alguns aspectos importantes que vamos desvendar. Existem muitos benefícios que uma massagem durante a gravidez pode proporcionar, tanto para a mãe como para o bebê. Ela pode reduzir em muito o stress físico e a fadiga associada à gravidez, aliar a ansiedade natura durante este tempo e ajudar a preparar o corpo e a mente para o parto. Uma ótima opção que poderá oferecer às suas clientes grávidas.

- Os enjôos podem começar com menos de duas semanas de gravidez e podem durar todo o dia. Geralmente desaparecem no segundo trimestre.


- As dores de cabeça são comuns e podem ser causadas por alterações hormonais e físicas.


- Os edemas nas pernas são comuns devido à maior dificuldade no retorno venoso.


Benefícios da Massagem


- Reduz a fadiga e aumenta a energia, estimulando a circulação e sistema linfático.


- Equilibra a pressão arterial moderada.


- Alivia a tensão muscular.


- Alivia a depressão ou ansiedade que muitas vezes são causadas pelas alterações hormonais.


- Promove uma imagem do corpo mais saudável e mais feliz à medida que as mudanças físicas ocorrem.


- Após o parto, a massagem ajuda a nova mãe a "recuperar forças" e aliviar o stress de sua nova condição.


Indicação: A massagem é o meio ideal para ajudar a relaxar, uma vez que estimula a liberação de endorfinas, proporcionando uma sensação de bem-estar.




Recomendações e Contra-Indicações


> Não fazer massagem no primeiro trimestre de gestação.


> Não proceder à massagem se houver náuseas, febre, doenças contagiosas de pele, ossos ou musculares, sangramento vaginal, diarréia, lesões recentes ou se a cliente estiver de repouso.


> Pedir autorização ao médico antes da massagem.


> Garantir com segurança de todos os produtos utilizados na massagem du rante a gravidez.


> Recomendar à cliente que deverá consultar o médico em caso de: desidratação, vômitos, anemia, alguma dor persistente, má circulação ou suspeita de trombose venosa profunda.


> Na reflexologia, não trabalhar nos pontos de pressão entre o polegar e o indicador (ponto aspirina), no interior da perna abaixo do joelho e em volta dos tornozelos.


A massagem: No momento em que o abdômen está em crescimento, geralmente a partir do 4º mês, colocar a cliente na cama de massagem bem segura e firme.


Apoiada por travesseiros, almofadas rolinhos, numa inclinação de 15 a 20°à esquerda, com o apoio sobre o lado direito. Esta posição impede uma condição chamada síndrome de hipotensão supina, onde a pressão sobre a veia cava inferior inibe o fluxo de sangue e oxigênio para o bebê.


·         TVP: Trombose Venosa Profunda, ou TVP refere-se à formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas (femoral, ilíacas, safena). Como avaliar o risco?


Com a cliente de costas e inclinada para a esquerda com uma forma de apoio sobre o quadril direito, palpar cada perna com ambas as mãos, em seguida, com as pernas esticadas sobre a cama de massagem, esticar o tendão de Aquiles, aplicando uma leve pressão sobre o joelho, enquanto faz a flexão do pé. Se ocorrer dor, a profissional deve indicar a cliente ao médico.


SPA Relax para Gestantes


Protocolo de tratamento personalizado


1. Aplicar um higienizante suave no rosto e corpo.


2. Utilizar a Gomage Esfoliante de Linhaça SPA Relax com lavanda, orquídea e violeta para o rosto e corpo.


3. SPA delúvio de argilorelaxoterapia, misturar numa cubeta 8 colheres de sopa de argila branca, que clareia, hidrata, melhora os edemas e fadiga física, 2 colheres de sopa de Creme Gel Integral SPA Relax, promovendo hidratação profunda, maciez, suavidade da pele, promovendo sensação de bem estar e relaxamento, 6 colheres de sopa de água de coco ou chá de camomila. Misturar tudo e aplicar este mix no rosto e corpo da cliente com luva descartável, e, no corpo, deixar agir por 20 minutos, envolvido com plástico filme bem suave.


4. A cliente toma um banho de chuveiro para estar com a pele limpa e íntegra.


5. Levar a cliente para o banho de espuma com o Sabonete Líquido SPA Relax de lavanda, orquídea e violeta por 20 minutos.


6. Depois do banho mágico, finalizamos com a Massagem Bioflex, indicada para clientes grávidas, lembrando que depois do 4º mês, na frente não tem nenhuma alteração, nas costas sim, ela fica de lado e massageamos as duas laterais, esquerda e direita, utilizar o Creme Gel SPA Relax de Lavanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário