Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Maquiagem definitiva - Saiba mais sobre!

A maquiagem definitiva tem ganhado força entre as opções de tratamentos estéticos existentes no mercado, principalmente devido à falta de tempo decorrente de um dia-a-dia cada vez mais atribulado, além da crescente preocupação com a beleza e aparência.



Segundo Santa Sales, da clínica de medicina estética Dominium Corpus, a maquiagem definitiva ou micropigmentação tem o objetivo de melhorar a definição dos traços do rosto e, atualmente, tem sido usada também para corrigir cicatrizes. “As aplicações mais comuns têm sido nas sobrancelhas, em que pode ser feito o contorno, preenchimento, diminuição e até eliminação de falhas, nos olhos, também para contorno, e lábios, para contorno, preenchimento, aumento ou diminuição e acertos no formato da boca".

De acordo com a profissional, a aplicação é praticamente indolor, principalmente pelo uso de cremes anestésicos antes do início da sessão que dura em média uma hora e meia. “Geralmente as pessoas têm receio da dor, associam a maquiagem definitiva à tatuagem, mas os processos são diferentes. Há uma visão errada, de que vai machucar a pele ou causar sangramento, o que não é verdade”, explica Santa.



“Na maquiagem definitiva utiliza-se um aparelho chamado demógrafo, que possui uma agulha na sua extremidade e o pigmento é aplicado na primeira camada da pele, por isso não agride a derme e evita sangramento e dor. Já na tatuagem, o trauma dérmico chega a ser dez vezes maior, porque a profundidade da agulha na pele também é muito maior”, compara.
A profissional sugere alguns procedimentos para garantir o sucesso da maquiagem definitiva. “É importante que a técnica seja realizada com delicadeza, o desenho deve ser natural; os pigmentos devem ser mais claros e com maior densidade que os da tatuagem; quanto à máquina de micropigmentação é necessário que se utilize um modelo de alta precisão, de fácil higienização e com peças esterelizáveis e descartáveis”, afirma.
Segundo Santa há cerca de 15 anos não havia as opções de cores que temos hoje, como as variedades de castanho, por exemplo. Além disso, era comum que se fizessem desenhos muito grossos e largos.



“Atualmente procuramos seguir o formato do rosto da paciente”. No que diz respeito à manutenção e duração da maquiagem, Santa explica que depende dos hábitos da pessoa, como a freqüência com que ela vai à praia, piscina, e fatores como exposição ao sol e envelhecimento da pele.

A profissional recomenda que os interessados na maquiagem definitiva devem procurar um profissional habilitado e experiente, com curso específico de pigmentação da pele. “Além disso, é importante que seja feito um teste para checar a reação do seu corpo ao material utilizado, assim como o uso de agulhas descartáveis durante o procedimento”, finaliza.



Dúvidas comuns sobre a maquiagem definitiva
O que é Maquiagem definitiva?
Maquiagem definitiva ou micropigmentação dérmica é um processo de pigmentação do pele em que se pode definir e/ou corrigir traços e formas do rosto ou suavizar imperf...
eições no corpo.

O que se usa na micropigmentação? São usadas agulhas e ponteiras descartáveis, tintas elaboradas com alta tecnologia à base de pigmentos naturais e vegetais, sendo facilmente assimilados pela pele.

Quais cuidados se deve ter após a micropigmentação? Antes que ocorre a cicatrização é contra-indicado o uso de maquiagem sobre a região, que fica sensível aos agentes externos. É importante que se faça a assepsia, lubrificação e não exposição ao sol.

Qual a duração da micropigmentação? De seis meses a 5 anos, dependendo de fatores externos como:
Tons de pele;
Tons de tinta - Quanto mais clara, menor a duração;
Profundidade - O profissional pode aprofundar menos a agulha para diminuir a duração;
Tratamento de clareamento (uso de ácidos);
Lubrificação;
Não exposição ao sol.

A micropigmentação dérmica é reversível? A possibilidade de reversão depende do local e da cor em que foi feita. Na maioria dos casos, somente laser e gel altamente ácido.

É possível disfarçar ou esconder uma cicatriz com a micropigmentação dérmica? Há um processo de "relaxamento" de cicatrizes (exceto quelóides) em que se suaviza a mesma. Após este tratamento podem ser usadas outras técnicas para camuflá-las, como a micropigmentação ou tatuagem decorativa. O prazo mínimo para corrigir cicatriz de cirurgia plástica é de 6 meses.

Há alguma restrição de pessoas para a micropigmentação? Sim. Grávidas, pelo uso de anestésico.

É preciso autorização ou acompanhamento médico? Não, por ser um tratamento superficial. A autorização ou acompanhamento médico só é exigido em caso de despigmentação de manchas ou vitiligo não paralisado.

A micropigmentação é recomendada para homens? Sim. Aos que têm imperfeições na sobrancelha ou cicatrizes.

Nos homens, é possível mudar a forma dos olhos sem muita evidência? Sim, pois a evidência depende da cor usada na maquiagem.

A micropigmentação dérmica é indolor? A máquina é composta por uma agulha que não causa dor, mas dependendo da sensibilidade do paciente pode ser aplicado um anestésico para impedir o incômodo pelo movimento da agulha.

Em quais partes do corpo pode ser feita a micropigmentação dérmica? Com ela se pode, por exemplo, fazer a reconstituição de mamas, reconstituindo a aréola ou suavizar uma cicatriz, como já foi dito. Porém, o uso mais comum é mesmo na área dos olhos, sobrancelha e boca.
 
 

2 comentários:

  1. devo procurar que tipo de Professional dessa área

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego Mendes! Geralmente você encontra profissionais especializados nos centros e clinicas de estética. Pode fazer uma pesquisa em sua cidade que com certeza vai encontrar. Chama-se Especialista em Micropigmentação.

    ResponderExcluir