Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Identifique os estágios da celulite e livre-se delas

Chamada cientificamente de Paniculopatia edemo fibroesclerótica ou Lipodistrofia ginóide, a celulite é a grande vilã do universo feminino. O problema ocorre principalmente em consequência do aumento de tecido gorduroso em determinadas regiões do corpo, já que a gordura comprime os vasos sanguíneos, dificultando a drenagem de líquidos e toxinas. É essa deficiência que provoca as indesejáveis alterações na pele (aparência de casca de laranja) .
Muitas mulheres não sabem, mas há vários tipos de celulite. Se você é umas das 'vitimas' desse problema, aprenda a seguir como identificar e tratar cada estágio da celulite.
Condição normal - Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal. Vale lembrar que entre nós, meras mortais, este estágio é quase um insulto, e são pouquíssimas as privilegiadas pela natureza!



Estágio 1- Acontece um aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor. 


Tratamento - Drenagem linfática e prática de exercícios. 

Estágio 2- As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células) ficam represados. Ocorre então um maior "inchaço" das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor. Os resultados são bons e a recuperação pode ser total.




Tratamento - Drenagem linfática; uso de aparelhos como Ultrassom e Eletrolipoforese (também devem ser realizados apenas por profissionais da área); uso de cosméticos à base de cafeína, nicotinato de metila, entre outros; exercícios físicos e reeducação alimentar.

Estágio 3 - As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação (onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida. Pode aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com "casca de laranja". Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas).

Tratamento - Deve-se realizar os mesmos tratamentos aplicados no estágio 2, mas é necessário maior quantidade de sessões. A recuperação é boa, mas um pouco mais lenta.

Estágio 4- O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os "Black Holes", ou "Buracos Negros", que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose.

Tratamento - Nesses casos usam-se os mesmos procedimentos aplicados para tratar os estágios 2 e 3, mas de forma contínua. A prática de exercícios deve se regular e quase sempre é necessário perder peso. O tratamento é lento e a melhora é parcial. Eventualmente, pode ser realizada subcisão e lipoescultura.

Pontos fracos
Algumas regiões do corpo têm maior facilidade para desenvolver celulites, é o caso do bumbum, da lateral da coxa (faces internas e posterior), abdômen, nuca, parte posterior e lateral dos braços e face interna dos joelhos. Em pessoas predispostas, o problema pode atingir até mesmo o tornozelo.

Agentes causadores
Predisposição genética familiar, alimentação em excesso, principalmente à noite, pouca ingestão de água, excesso de sal, vida sedentária, má alimentação, tabaco, roupas apertadas; dificuldade de circulação e eliminação das toxinas do organismo e alterações hormonais estão entre as princiapis causas da celulite.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dermatite Seborreica - Caspa nunca mais!!!

Dermatite seborreica, também conhecida pelos nomes de seborreia, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale.

Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios). Nos bebês, é conhecida como crosta láctea, uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas.

A dermatite seborreica não é contagiosa.


Causas
As causas da dermatite seborreica não são conhecidas. Sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura agravam o quadro.

Sintomas
Lesões avermelhadas com descamação e coceira que pode ser mais ou menos intensa. No couro cabeludo, essa descamação pode soltar-se e cair em pequenos fragmentos, dando origem ao que popularmente se chama de caspa.

Tratamento
Não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborreica, mas existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas.

Recomendações
* Caspa não é sinal de falta de asseio nem prenúncio de queda de cabelos e pode ser controlada com alguns produtos especiais de uso local. Procure a orientação de um dermatologista;
* Evite a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas;
* Não tome banhos muito quentes. Enxugue-se bem antes de vestir-se. A umidade pode ser fator desencadeante das lesões;
* Procure usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos
costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica;

* Tente controlar o estresse físico e mental e a ansiedade. Não é fácil, mas ajuda;
* Retire completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça;
* Passe óleo mineral na cabeça do bebê antes de remover a crosta láctea.
Troque suas fraldas com frequência. O contato úmido da fralda com a pele da criança pode favorecer o aparecimento de erupções cutâneas.
Fonte: drauziovarella.com.br


MINHA DICA DE PROFISSIONAL
Muitos clientes reclamam e sofrem com a "caspa", estão extremamente felizes com o resultado do uso da linha de shampoo da La Roche-Posay - Kerum anti caspa. Os resultados são EXCELENTES e eu super recomendo. Além de ter um cheiro agradável deixa os cabelos sedosos e brilhantes. Uma fórmula francesa maravilhosa que está encantando e você pode encontrar em qualquer farmácia.

O Kerum DS para caspa persistente (Na foto é o de etiqueta vermelha), usar 2 vezes por semana durante 15 a 30 dias, aplique no couro cabeludo massagenado e deixe agir por 10 a 15 minutos, depois ensaboe normal e enxague. Depois manter o tratamento optando pelo Shampoo Kerum (etiqueta verde) na sua rotina. Pode aplicar o condicionador de sua preferencia, mas sempre 2 dedos abaixo da raiz do cabelo, hidratando somente as pontinhas, para não deixar seu cabelo oleoso. O da etiqueta laranja é mais cremoso, não recomendo se você tem o cabelo oleoso. O vermelho é mais agressivo, por isso recomendo usar apenas por 15 dias, caso sentir que a dermatite voltou torne a usar o vermelho de novo. Este azul é mais um sampoo neutro.

                 

Bom, a dica é muito boa, se você sobre com Dermatite Seborreica, vai notar o bom resultado!

domingo, 20 de novembro de 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Sabia que o cigarro também envelhece ?

Depois de certo tempo fumando, as consequências vão além do vício em nicotina, dos problemas de pulmão e do cheiro de fumaça nas roupas. O cigarro tem efeitos estéticos, como o amarelamento dos dentes e as marcas indesejadas na pele – rugas profundas e linhas de expressão.



O fumo causa um envelhecimento precoce, a pele se torna áspera, com aspecto ressecado e envelhecido.O cigarro está na raiz de muitos males quando o assunto é a pele. Além de desidratada, a pele do fumante está propícia a alterações da sua estrutura mais profunda. Há destruição das fibras colágenas, de elastina e fibroblastos, que são responsáveis pela sustentação. Também nota-se a falta de elasticidade e o consequente aparecimento de rugas e marcas de expressão precocemente, principalmente o ‘código de barras’, que são aquelas rugas formadas ao redor dos lábios devido ao ato de fumar.

E existe um perfil de pacientes mais atingidos por esses males. Como já era de se esperar, são aqueles que fumam muito e por um tempo prolongado. Hoje, já é sabido que o número de cigarros fumados por dia e o número de anos que a pessoa fumou se relacionam com o nível de lesões cutâneas.

É possível tratar e amenizar os efeitos do fumo para a pele, através dos mais variados tratamentos: peeling químico (aplicação de produtos que eliminarão o tecido danificado), microdermoabrasão (jatos de micro cristais), preenchimento de sulcos, aplicação de toxina botulínica (botox), cremes de tratamento domiciliar contendo ácidos, despigmentantes e agentes hidratantes, tensores e antioxidantes, e fórmulas orais com DMAE, ácido alfa lipóico, vitamina E, coenzima Q 10, entre outros. A indicação do melhor tratamento depende de fatores como o tipo e o grau de comprometimento da pele.

A hidronutrição pode ser uma boa pedida para pacientes que sofrem de ressecamento da epiderme. Esse método é utilizado como prevenção e entre tratamentos mais agressivos, como os peelings e lasers, para acalmar a pele. Proporciona luminosidade, frescor e equilibra o pH do tecido. É indicada principalmente para peles desvitalizadas, desidratadas, maduras e envelhecidas devido a agentes externos ou tratamentos químicos. Para um resultado visível da hidronutrição são necessárias aproximadamente 10 sessões de 60 minutos.
O melhor "tratamento", claro, ainda é parar de fumar. Você deve se amar em primeiro lugar e ficar longe de qualquer droga, assim como esta que vai te destruindo aos poucos. Mas mesmo tomando essa importante decisão, a pele já marcada pois os estragos já foram feitos, então vai precisar de uma ajudinha da estética para se livrar das marcas que o cigarro deixa na pele.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bebida e Alimentos a base de Aloe Vera são Proibidos no Brasil!

A planta, popularmente conhecida como babosa, também é usada para a fabricação de cosméticos e medicamentos fitoterápicos
Aloe vera: alimentos e bebidas feitos com a planta, que é mais conhecida como babosa, são proibidos pela Anvisa Aloe vera: alimentos e bebidas feitos com a planta, que é mais conhecida como babosa, são proibidos pela Anvisa (ThinkStock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

Saiba mais

ALOE VERA
Popularmante chamada de babosa, a planta, nativa do norte da África, está presente em fórmulas de cosméticos, pomadas e medicamentos fitoterápicos a alimentos. Entre os benefícios atribuídos à planta, estão ações desintoxicante, digestiva, laxativa e antialérgica.
Aloe vera é o nome científico da planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa ser submetida ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido. As informações são da Agência Brasil.

(Com Agência Estado)

Fonte: Veja Abril

Cuidado amigos! Se está proibido é porque não é confiável, não tem pesquisa científica. Muitos SPAs e Clinicas de Estética servem ou vendem aos seus clientes com promessas de boa forma e pele saudável. Fique de olho!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Saiba como classificar a sua pele quanto ao Envelhecimento!

Classificações quanto ao Envelhecimento Facial


A seguir, podemos acompanhar algumas das classificações encontradas sobre os tipos de rugas.


As rugas, segundo Tsuji, são divididas em :
 
 
• Superficiais: há diminuição ou perda das fibras elásticas na derme papilar em função do envelhecimento cronológico( Guirro, 2002) e desaparecem ao estiramento da pele ( Borges, F.S., 2006).
 
 
• Profundas: são decorrentes principalmente da ação solar e não desaparecem ao estiramento da pele. ( Guirro, 2002).
 
 
As rugas também são classificadas segundo Lapière e Pierard em :
 
 
 
1) Grau I – rugas de expressão, formadas pela contração dos músculos faciais de expressão, sem alteração dermoepidérmica;pele com bom turgor e viço, iniciando o envelhecimento. Requer prevenção e manutenção. 
    
2) Grau II – rugas finas ou ondulações, com alteração dermoepidérmica. Deve-se ao adelgaçamento da epiderme e derme superior, configurando um tipo de tecido parecido com papel de cigarro que se dobra com facilidade;pele com rugas finas, linhas de expressão e regiões com flacidez. Requer tratamento e prevenção.
 
3) Grau III – dobras, pregas ou rugas gravitacionais, com alteração dermoepidérmica e do subcutâneo. Deve-se à queda da pele e dos músculos adjacentes, causada pela força da gravidade.Pele em estágio avançado de envelhecimento.  Grande quantidade de rugas e linhas de expressão e com flacidez acentuada. Requer tratamento intensivo e estímulo celular.
 
Segundo Richard Glogau, dermatologista norte-americano , temos ainda a classificação pelo Fotoenvelhecimento Cutâneo que destacamos a seguir :
 
 
Grupo 1: Leve (usualmente entre 28-35 anos).
Sem queratoses
Poucas rugas
Sem cicatrizes
Pouca ou nenhuma maquilagem habitual.
 
Grupo 2: Moderada (Usualmente entre 35-50 anos):
Ceratoses actínicas iniciais - Leve descoloração amarelada da pele.
Rugas iniciais - Linhas paralelas ao sorriso.
Poucas cicatrizes
Pouca maquilagem
 
 
Grupo 3: Avançada (Usualmente entre 50-65 anos):
Ceratoses actínicas - Descoloração amarelada óbvia com telangiectasias.
Rugas - Presentes no repouso.
Cicatrizes de acne moderadas.
Usa maquilagem sempre.
 
 
Grupo 4: Severa (Usualmente entre 60-75 anos):
Ceratoses actínicas e câncer cutâneo ocorreram.
Rugas - Muita flacidez e rugas de origem actínica, gravitacional e dinâmica.
Cicatrizes acneicas severas
Usa maquilagem sempre, que não cobre, mas "emplastra".
 
 As rugas frontais se formam pela contração dos músculos e desaparecem pelo seu relaxamento e é a integridade da camada celular conjuntiva frouxa, supra-perióstica, que permite o deslizamento perfeito das estruturas(E.Backer).
Muito além de alterações inestéticas, a diminuição da capacidade funcional da pele, torne-se alvo de estudos, no desenvolvimento de produtos e técnicas que minimizam tais efeitos deletérios ao tecido cutâneo.
Além das rugas, encontramos também na face, outras alterações cutâneas agravadas com o passar dos anos, que são as ptoses. A pele distrófica e inelástica, não consegue acompanhar a redução do conteúdo, resultando um envoltório excessivo e conseqüente flacidez.
As ptoses podem ser classificadas em :
 
 
1) Grau I – leve redundância da pele das pálpebras, alteração do contorno facial, com leve abaulamento submandibular;
  
2) Grau II – queda lateral das pálpebras superiores, formação de bolsa em pálpebras inferiores com redundância de pele;
  
3) Grau III – aumento das bolsas palpebrais inferiores e redundância acentuada da pele tanto das pálpebras superiores como das inferiores.
 
 
A maioria dos impactos do envelhecimento cutâneo pode ser debitado à conta da oxidação de proteínas, enzimas, DNA, RNA e, o mais importante, de ácidos graxos insaturados da membrana das células.
 
A estética oferece inumeros tratamentos para que você trate a pele de acordo com o grau específico em que esteja, aliando à uma boa alimentação e exercícios os resultados são excelentes e você economiza muito mais do que optar por uma cirurgia plástica.
 
Foto fonte:http://milaforeverliving.blogspot.com
 
 
Procure uma esteticista com capacitação técnica de sua confiança e comece já o seu tratamento, seja de prevenção ou manutenção!
 
Abraços e tudo de bom!
 
Larissa Godoi

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Suco de Clorofila - Revigorante e delicioso!

Testado e aprovado!

Que deliciaaaaaaaaaa, acabei de tomar, agora quero todos os dias, é bom d+

>>>> Famoso suco de Clorofila

Minha receita (dá 2 copos) - 1 folha de couve, 3 laranjas, 3 folhas de hortelã, 3 pedrinhas de gelo, 200ml de água - bata tudo e tome na hora! Geladinho, refrescante e saboroso!

Benefícios desses ingredientes juntos

Suco de laranja batido com couve: ajuda a combater a anemia, devido à presença de ferro e vitamina C (que ajuda o organismo absorver o ferro).



Com os coquetéis verdes, é possível reunir grandes quantidades de nutrientes em uma pequena refeição. No entanto, eles servem apenas como complemento de uma dieta balanceada.

A couve é um vegetal rico em cálcio, fósforo e ferro, além de todos os minerais que são importantes para os ossos, dentes e sangue.

Suas folhas possuem ainda vitamina A, B e C, excelentes no tratamento de doenças e aumento da boa visão,saúde, pele, aparelho digestivo e sistema nervoso.

Na verdade, esta hortaliça é um laxante natural, tamanha quantidade de fibras que possui.

Suco de Couve
Este suco é rico em minerais e vitaminas do complexo B, facilitando o metabolismo de proteínas, carboidratos c lipídios. É um poderoso anti-stress natural.


É eficaz no combate à
Asma – Bronquite – Enfermidades do Fígado – Cálculos Biliares – Renais – Hemorróidas e a Menstruação difícil e Dolorosa.

Suas propriedades curativas são tantas que, em caso de Febre costuma-se aplicar um Cataplasma refrescante da Folha de Couve sobre a testa do paciente.

Artrites e dores reumáticas:
Quando cozidas no vapor e aplicadas de hora em hora como um cataplasma quente,produzem excelentes resultados no combate à artrite e dores reumáticas.

Para Úlceras:
Para aliviar o desconforto das úlceras e auxiliar na sua cicatrização,nada melhor do que, todos os dias pela manhã, em jejum,tomar um copo de leite batido com uma folha de couve. A composição desse suco refresca e produz efeitos surpreendentes em pouco tempo.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Novidade que veio dos EUA - Depilação Facial com Mola!!!

Novidade no mercado de depilação dos EUA com mola começa a conquistar adeptas no Brasil!

Depilação com mola conquista adeptas no Rio/ Pablo Jacob - Agência O Globo
Se você é daquelas que, após a depilação do buço, fica na frente do espelho procurando algum pelinho que tenha sobrado, insistindo em lhe deixar com vestígios do indesejado bigode, vai adorar a depilação com mola. A novidade é importada dos Estados Unidos e vem conquistando adeptas de outros métodos, como a cera e a linha, já que não dói tanto, é rápida e pode ser usada por quem faz tratamento na pele e não deve receber produtos com temperatura alta no rosto.

- A mola não é agressiva e não irrita !

    O aparelho usado é muito simples: uma mola com cerca de 20 centímetros de comprimento, cuja rotação retira os pelos do rosto. 
   A vantagem da mola é que ela não deixa sobrar pelo nenhum. Pode ser usada para limpar o rosto todo, com exceção da sobrancelha, pois o formato do utensílio não permite que a depiladora acompanhe o desenho da mesma com segurança.
   O tempo que o pelo demora para nascer de novo é o mesmo das outras depilações (média de 20 dias), mas a sensação é de que a nova sessão pode esperar alguns dias mais. Isso porque, como a mola não deixa sobrar pelos, é preciso uma quantidade maior para que o buço volte a ficar marcado a ponto de incomodar.
   As que costumam temer a dor provocada por qualquer tipo de depilação podem se animar. No início da sessão, a sensação é um pouco mais incômoda que a cera, mas depois a pele se acostuma e, conforme os pelo vão sendo arrancados, a dor diminui consideravelmente. No fim, a depiladora dá uma última checada no rosto e, se algum sobrevivente ainda tiver resistido, ela o vence com o auxílio de uma pinça.
A técnica virou febre nos salões de Nova York.  A limpeza da mola é simples. Como os pelos não ficam presos no aparelho, basta usar uma escovinha.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas para uma dieta rica em ferro!

A anemia por deficiência de ferro é o estado de carência mais comum no homem, tanto no mundo em desenvolvimento quanto no desenvolvido. A absorção gastrintestinal do ferro continua a ter um papel preponderante na regulação do balanço desse elemento no organismo e no risco de que se desenvolva deficiência. A condição do ferro no organismo tem um papel primordial na determinação de sua biodisponibilidade. Indivíduos com baixas reservas de ferro absorvem-no mais a partir do trato gastrointestinal do que os que têm reservas abundantes. Esse mecanismo é de grande importância na melhoria da condiçào do ferro e na prevenção de sua deficiência.


O ferro participa do transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, do transporte de Co2 das células para os pulmões e do processo de respiração celular.
Suas duas principais funções são cumpridas pela hemoglobina nos eritrócitos, ou células vermelhas.
Há duas formas de ferro dietético: ferro heme, na forma de hemoglobina e mioglobina, e ferro não-heme. O heme é absorvido pelas células da mucosa e pouco afetado pela composição dos alimentos. O não-heme é afetado pela composição da refeição, assim como por outros fatores. Para ser absorvido, o ferro não-heme deve estar presente no duodeno e no jejuno superior em forma solúvel.






Fatores que ajudam na absorção do ferro
§ Ácido ascórbico: é o mais potente intensificador da absorção de ferro
§ Proteínas animais: as proteínas celulares, tais como as de boi, porco, veado, carneiro, fígado, peixe e galinha, acentuam a absorção
§ Leite humano: as crianças retêm mais ferro do leite humano do que do leite de vaca ou de fórmulas infantis
§ Meio ácido: o grau de acidez gástrica influencia a solubilidade e disponibilidade de ferro no alimento
§ Cálcio: a presença de uma quantidade adequada de cálcio auxilia a remoção de fosfato, oxalato e fitato, que se combinariam com o ferro e inibiriam sua absorção

Fatores que diminuem a absorção do ferro
§ Meio alcalino: a falta de ácido clorídrico no estômago ou a administração de substâncias alcalinas, como os antiácidos, interfere na absorção de ferro
§ Agentes complexantes: fitatos, oxalatos e fosfatos formam complexos insolúveis de ferro, reduzindo a absorção
§ Motilidade intestinal: a motilidade aumentada diminui a absorção, pela diminuição do tempo de contato
§ Esteatorréia: a má digestão de gordura leva á esteatorréia e à diminuição da absorção

Alimentos ricos em ferro
De origem animal: fígado, ostras, rins, coração, carne magra, ave e peixe
De origem vegetal: leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, soja e grão-de-bico; verduras de folha verde-escura como brócolis, espinafre, couve-manteiga, agrião e escarola; frutas secas como ameixa, damasco, uva passa, amêndoa; cereais integrais como arroz, aveia e trigo

Duas regras
1. Para que os alimentos de origem vegetal sejam absorvidos mais adequadamente, deve haver, na mesma refeição, frutas cítricas como laranja, limão, maracujá, morango, mexerica ou Kiwi.
2. Deve-se cozinhar os alimentos em panela de ferro ou colocar um prego de ferro (que não esteja enferrujado) no recipiente

CARDÁPIO
Café da manhã: café com leite (uma xícara), pão enriquecido ou integral (três fatias), margarina, geléia, mamão
Lanche: um copo de suco rico em ferro (cenoura, beterraba, laranja e espinafre processados na centrífuga)
Almoço: um prato de salada ( agrião, alface, rabanete, palmito, mussarela de búfala), arroz, feijào(ou somente o caldo), carne assada, batata sauté , saladas de frutas
Lanche: Iogurte
Jantar: salada de legumes, filé de pescada grelhado, creme de espinafre(espinafre cozido e picadinho, caldo de carne, creme branco e queijo parmesão), pêssego em calda
Ceia: Chá com torradas


COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Valor calórico.................................................................................................2573 calorias Carboidratos...............................................................................................................375g Proteínas.......................................................................................................................35g Gorduras.......................................................................................................................59g Ferro..........................................................................................................................26 mg
Obs: Se o prato principal do almoço ou do jantar for substituído por fígado, o total de ferro no dia passa a ser de 38 mg


Receita de Sucos Rico em Ferro

- Receita 1-
Ingredientes:
*2 cenouras pequenas
*3 folhas de espinafre
*2 folhas de alface
*2 rodelas de nabo
*2 ramos de salsinha
*1 copo de suco de laranja

- Receita 2 -
Ingredientes:
-1/4 de beterraba média
-1/2 limão com a casca
-1 copo americano de água (200ml)
-Açúcar a gosto


Fonte http://cvdii.bireme.br/tiki-read_article.php?articleId=59

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prevenir a acne é possível !!

Prevenir a acne é possível e importante mesmo após o tratamento com medicamento tópico ou oral. Em alguns casos, os medicamentos devem ser utilizados de forma contínua e as medidas de prevenção são essenciais para manter a pele limpa e sem acne.



Medidas para prevenção da acne:
  • Evitar contato freqüente com as áreas predispostas. Isto inclui evitar espremer espinhas e cravos.
  • Lavar as áreas predispostas somente duas vezes ao dia. O excesso de lavagens pode irritar a pele e piorar a acne.
  • Utilizar produtos suaves para higiene do rosto, evitando sabonetes que ressequem demais a pele. Produtos contendo peróxido de benzoila ou ácido salicílico são ideais.
  • Evitar maquiagens pesadas. É preferível cosméticos em pó em relação aos cremes pois são menos irritantes.
  • Remover a maquiagem antes de dormir. A maquiagem entope os poros e deve ser removida gentilmente com produtos suaves.
  • Lavar o rosto ou tomar banho após exercícios vigorosos. O óleo e o suor produzidos em excesso após o exercício retêm sujeira e bactérias causadoras da acne.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Talassoterapia - A beleza que vem do mar!

Que o mar é bom para se divertir, refrescar e espantar o stress todo mundo já sabia. O mar tem propriedades curativas que mal podemos imaginar. Mas, se alguém está pensando que é apenas no sentido de aliviar o stress, está enganado, pois a talassoterapia, técnica que se vale destas virtudes marinhas, vem sendo amplamente utilizada por pessoas com os problemas mais variados. Produtos de beleza à base de algas e sais minerais são bastante comuns no mundo da beleza.


E como a guerra anti-stress anda mobilizando milhares de tratamentos, um método que vem sendo muito utilizado nas clínicas de estéticas é a talassoterapia, que utiliza a água do mar, algas, esponjas, corais e anêmonas.

Na Grécia antiga já se conhecia e se fazia uso terapêutico dos muitos benefícios da água salgada. Por isso a Talassoterapia (thalassa = mar e terapia = cura) tem conquistado tantos seguidores fiéis. E os resultados são altamente positivos, principalmente em pessoas com artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia entre outros males.

Em versão moderna, o banho alia as propriedades curativas dos sais minerais e de partículas de algas marinhas desidratadas a óleos aromáticos e cores que são aplicadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A banheira é preparada com água potável e é aplicada uma pastilha efervescente com propriedades que simulam o fundo do mar. Assim, jatos com saída de água e ar que são estrategicamente posicionados em 96 pontos energéticos do corpo, durante 30 minutos, com o intuito de relaxar e complementar tratamentos corporais. São bastante indicados por cirurgiões plásticos para melhorar a drenagem linfática, ativando a circulação periférica, acelerando a eliminação de toxinas, além de diminuir a ansiedade antes da cirurgia.



No banho de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos há uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que vai facilitar a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, impurezas que provocam o inchaço e a celulite.

A pressão dos jatos também proporciona estímulos para a aplicação da reflexologia, onde os pés recebem a massagem da água ativando o retorno venoso, a linfa, restaurando, de forma equilibrada, a energia do organismo. Ao mesmo tempo, pontos de luzes mudam a cor da água, trabalhando segundo os conceitos da cromoterapia.

Técnica que faz uso da água marinha, das algas microfragmentadas e seus princípios ativos isolados, da areia da praia e até da luz solar e do ar marinho para proporcionar benefícios terapêutico. O mar desintoxica, estimula, regenera, relaxa e aumenta a imunidade. É só saber como aproveitar dessa atmosfera única para ganhar em saúde, bem-estar e boa aparência.
O ar da praia é rico em umidade e ozônio, que mantém a camada córnea da pele elástica e protegida da descamação. A radiação solar pode suprir raios infra-vermelhos e ultravioletas na medida certa para estimular a síntese de melanina e ajudar na fixação do cálcio nos ossos. A areia contém microelementos, como o selênio, fósforo, manganês, zinco, ferro e cobre, substâncias encontradas naturalmente no organismo e que aceleram as funções enzimáticas, atividades que fazem o nosso corpo funcionar. Se faltarem, algumas reações físico-químicas não acontecem ou tornam-se lentas. Já as plantas marinhas, conhecidas como algas, são o grande foco do estudo na área cosmética.
Plantas do mar
A vegetação marinha é fonte de Ácidos Graxos Polinsaturados Essenciais (PUFA), isto é, aqueles que o corpo não tem capacidade de sintetizar e são necessários para a multiplicação celular e para o desenvolvimento do organismo. Falhas nesse suprimento acarretam em disfunções muito desagradáveis, como maior sensibilidade às infeções e danos nos tecidos da pele . A alga Phaeodactylum tricornotum contém um exército de PUFA para combater e prevenir o envelhecimento cutâneo e as anomalias decorrentes das disfunções na pele.
Para uso talassoterápico podemos também optar pelas soluções contendo a alga Codium tomentosum, que garante uma pele adequadamente protegida profundamente hidratada e muito macia, agradável ao toque.
Se o assunto é tratar e prevenir o envelhecimento cutâneo, temos que citar as algas Ulva rigida, também conhecida como a planta que fornece a elastina marinha e Chrithmum maritimum, aquela doadora de oligoelementos essenciais, como o zinco.
A ação dos ingredientes ativos dessas algas aumenta a síntese de proteínas e aceleram a regeneração celular da pele, evitando a formação de rugas precoces.

A alga Phaeodactylum tricornotum tem eficácia comprovada em estudos in vivo conduzidos em voluntários humanos, confirmando o efeito de aumento da hidratação da pele após 7 dias de tratamento local, administrando um creme contendo seus princípios ativos, duas vezes ao dia. Além disso também age combatendo a inflamação da epiderme pela ação dos ingredientes poluentes atmosféricos.
A nova geração de cosméticos de tratamentos talassoterápicos antiestresse e dos produtos diurnos antipoluição usa a combinação de duas algas: Ulva lactuta e Corallina officinalis. Esse arsenal une a ação "antiveneno" da Ulva Lactuta, que diminui a toxidez de áreas poluídas até às características de alga porosa Corallina officinalis, que absorve as radiações infravermelha e ultravioleta, evitando a formação de radicais livres na pele.
Na sua próxima esticada até a praia, respire fundo, aproveite os raios solares das primeiras horas da manhã e tome um delicioso banho de imersão no mar, essa verdadeira fonte de juventude.

Aplicações Estéticas
- Envelhecimento cutâneo;
- Pele seca e desidratada;
- Manchas e melasmas;
- Flacidez;
- Anti-acne;
- Limpeza profunda da cútis;
- Celulite;
- Derrames varicosos;
- Drenagem linfática;
- Perda de cabelo;
- Alopecias leves e médias.
Benefícios:
- Regulam as funções orgânicas através do sistema neuroendócrino, por ação catalítica das suas enzimas;
- Aumentam a permeabilidade cutânea;
- Penetram facilmente na pele, pelas suas características iônicas;
- Realizam um micro peeling cutâneo, graças à sua hipertonicidade, principalmente da agua do Mar e da Máscara Corporal. Essa hipertonicidade favorece o embebimento e posterior eliminação das células do estrato córneo disjunto;
- Relaxam a musculatura tensa e crispada, transmitindo aspecto descansado à face;
- Ajudam na normalizaçào das secreções seborreicas;
- Reduzem a hiperidrose (tratamento excessiva), inclusive dos pés;
- Promovem tremineralização orgânica;
- Favorecem a microcirculação sangüínea.


Algumas Dicas de Protocolo profissional da Adcos:

A linha Thalasso da Adcos é altamente drenante e desintoxicante podendo ser associada a toda linha de tratamento Reduxcel (para redução de medidas e tratamento de celulite)

Tratamento Corporal

Destoxidrenante Intensivo


1. Esfoliação Corporal: aplicar Reduxel SML Higienizante Esfoliante Físico em todo o corpo com suave massagem circular, promovendo esfoliação. Deixar o excesso na pele. Não remover. Estimular as principais ganglionares.
2. Ativação Destoxidrenante: emulsionar o esfoliante borrifando sobre o corpo Clinic Spa Thalassoterapia Drain Force. Não remover.
3. Enfaixamento Compressivo: sobre a etapa anterior realizar a técnica de bandagem com faixas previamente umedecidas em 250ml de água filtrada morna adicionada de 1 colher de sopa Clinic Spa Thalassoterapia Concentrado Da Água do Mar. Deixar agir por 30 minutos.remover as faixas e os resíduos com água.
4. Massagem Corporal: aplicar Clinic Spa Thalassoterapia Creme Com Pó de Perolas com movimentos drenantes.
Sugestões para a utilização dos produtos Thalassoterapia

Banhos– Hidromassagem, Ôfuro, Banheira.
Dissolver 100g de Clinic Spa Thalassoterapia Concentrado de Água do Mar (aproximadamente 8 colheres de sopa) na banheira.

Envolturas Destoxidrenantes
Técnicas de bandagem com faixas previamente umedecidas em 250ml de água filtrada morna adicionada de 1 colher de sopa de Clinic Spa Thalassoterapia Concentrado de Água Do Mar. Deixar agir por 30 minutos. Remover as faixas e os resíduos com água.
 Thalassoargiloterapia
Base: para 1 colher de sopa de Clinic SPA Thalassoterapia Concentrado de Água do Mar, acrescentar 4 colheres de sopa (rasas) de Argila Verde. Reconstituir com água. Ocluir com filme osmótico.

Cataplasma Argilodestoxidrenante
Base: para 1 colher de sopa de Clinic SPA Thalassoterpia Concentrado Água do Mar, acrescentar 2 colheres de sopa de (rasas) de Argila Verde e 2 colheres de Clinic SPA Thalassoterapia Creme com Pó de Perolas. Ocluir com papel osmótico.

Mascara Oxigenante
Base: para 2 colheres de sopa de Clinic SPA Thalassoterapia Creme com Pó de Perolas, acrescentar 1 medida de Sistema Hiperemiante. Colocar o lençol por 20 minutos.

Mascara de Massagem Destoxidrenante
Base: para 1 colher de sopa de Clinic SPA Thalassoterapia Concentrado de Água do Mar, acrescentar 4 colheres de Clinic Thalassoterapia Creme com Pó de Perolas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Massagem na Gestante!

O Texto abaixo é muito bom, principalmente para nós profissionais, da Prof.a Kátia Silva Nunes, sobre a massagem na gestante, dá dicas importantes e protocolos de SPA para este momento tão especial da vida da mamãe. Aproveite!!



Durante a gravidez a mulher sente-se especial, por ser um momento tão importante na vida. No entanto, à medida que a gravidez evolui, aumentam também alguns desconfortos que lhe estão associados, entre elas dores nas costas, má circulação, câimbras, tensões, dores nas pernas, cansaço, fadiga, entre outros. Para ajudar a alcançar o bem estar indispensável nesta fase, os profissionais, terapeutas da beleza, podem e devem aplicar massagens nas futuras mamães. Estas massagens, tendo em conta alguns aspectos importantes que vamos desvendar. Existem muitos benefícios que uma massagem durante a gravidez pode proporcionar, tanto para a mãe como para o bebê. Ela pode reduzir em muito o stress físico e a fadiga associada à gravidez, aliar a ansiedade natura durante este tempo e ajudar a preparar o corpo e a mente para o parto. Uma ótima opção que poderá oferecer às suas clientes grávidas.

- Os enjôos podem começar com menos de duas semanas de gravidez e podem durar todo o dia. Geralmente desaparecem no segundo trimestre.


- As dores de cabeça são comuns e podem ser causadas por alterações hormonais e físicas.


- Os edemas nas pernas são comuns devido à maior dificuldade no retorno venoso.


Benefícios da Massagem


- Reduz a fadiga e aumenta a energia, estimulando a circulação e sistema linfático.


- Equilibra a pressão arterial moderada.


- Alivia a tensão muscular.


- Alivia a depressão ou ansiedade que muitas vezes são causadas pelas alterações hormonais.


- Promove uma imagem do corpo mais saudável e mais feliz à medida que as mudanças físicas ocorrem.


- Após o parto, a massagem ajuda a nova mãe a "recuperar forças" e aliviar o stress de sua nova condição.


Indicação: A massagem é o meio ideal para ajudar a relaxar, uma vez que estimula a liberação de endorfinas, proporcionando uma sensação de bem-estar.




Recomendações e Contra-Indicações


> Não fazer massagem no primeiro trimestre de gestação.


> Não proceder à massagem se houver náuseas, febre, doenças contagiosas de pele, ossos ou musculares, sangramento vaginal, diarréia, lesões recentes ou se a cliente estiver de repouso.


> Pedir autorização ao médico antes da massagem.


> Garantir com segurança de todos os produtos utilizados na massagem du rante a gravidez.


> Recomendar à cliente que deverá consultar o médico em caso de: desidratação, vômitos, anemia, alguma dor persistente, má circulação ou suspeita de trombose venosa profunda.


> Na reflexologia, não trabalhar nos pontos de pressão entre o polegar e o indicador (ponto aspirina), no interior da perna abaixo do joelho e em volta dos tornozelos.


A massagem: No momento em que o abdômen está em crescimento, geralmente a partir do 4º mês, colocar a cliente na cama de massagem bem segura e firme.


Apoiada por travesseiros, almofadas rolinhos, numa inclinação de 15 a 20°à esquerda, com o apoio sobre o lado direito. Esta posição impede uma condição chamada síndrome de hipotensão supina, onde a pressão sobre a veia cava inferior inibe o fluxo de sangue e oxigênio para o bebê.


·         TVP: Trombose Venosa Profunda, ou TVP refere-se à formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas (femoral, ilíacas, safena). Como avaliar o risco?


Com a cliente de costas e inclinada para a esquerda com uma forma de apoio sobre o quadril direito, palpar cada perna com ambas as mãos, em seguida, com as pernas esticadas sobre a cama de massagem, esticar o tendão de Aquiles, aplicando uma leve pressão sobre o joelho, enquanto faz a flexão do pé. Se ocorrer dor, a profissional deve indicar a cliente ao médico.


SPA Relax para Gestantes


Protocolo de tratamento personalizado


1. Aplicar um higienizante suave no rosto e corpo.


2. Utilizar a Gomage Esfoliante de Linhaça SPA Relax com lavanda, orquídea e violeta para o rosto e corpo.


3. SPA delúvio de argilorelaxoterapia, misturar numa cubeta 8 colheres de sopa de argila branca, que clareia, hidrata, melhora os edemas e fadiga física, 2 colheres de sopa de Creme Gel Integral SPA Relax, promovendo hidratação profunda, maciez, suavidade da pele, promovendo sensação de bem estar e relaxamento, 6 colheres de sopa de água de coco ou chá de camomila. Misturar tudo e aplicar este mix no rosto e corpo da cliente com luva descartável, e, no corpo, deixar agir por 20 minutos, envolvido com plástico filme bem suave.


4. A cliente toma um banho de chuveiro para estar com a pele limpa e íntegra.


5. Levar a cliente para o banho de espuma com o Sabonete Líquido SPA Relax de lavanda, orquídea e violeta por 20 minutos.


6. Depois do banho mágico, finalizamos com a Massagem Bioflex, indicada para clientes grávidas, lembrando que depois do 4º mês, na frente não tem nenhuma alteração, nas costas sim, ela fica de lado e massageamos as duas laterais, esquerda e direita, utilizar o Creme Gel SPA Relax de Lavanda.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saiba mais sobre os chacras e suas influências

O que são chakras e suas propriedades psicológicas.

Chakras são centros de energia, situados na metade do corpo. Há sete deles, que governam nossas propriedades psicológicas. Os chakras situados na parte mais inferior de nosso corpo são nosso lado instintivo, os mais elevados no nosso lado mental.



Os chakras podem ter vários níveis de atividade. Quando estão "abertos", estão considerados operantes em uma forma normal.

Idealmente, todos os chakras contribuiriam a nosso ser. Nossos instintos trabalhariam junto com os nosso sentimentos e pensar. Entretanto, este não é geralmente o caso. Alguns chakras não estão abertos bastante (sendo sob-ativo), e para compensar, outros chakras são sobre-ativos. O estado ideal é onde os chakras são equilibrados. Para saber como o estado de seus chakras são, faça o teste chakra.
Existem muitas técnicas para balancear os chakras. Na maior parte as técnicas para abrir chakras são usadas. Não faz sentido tentar fazer chakras sobre-ativos sobre os sob-ativos, porque estão compensando para outros chakras. Para restaurar a compensação não seriam sobre-ativos. Para equlibrar os chakras que estão compensando, estes devem ser abertos. Veja as técnicas para abrir chakras.

Chakras no meio do corpo

. 1 - Chakra Raiz

O Chakra da Raiz é sobre ser fisicamente lá, e o sentimento em repouso nas situações. Se estiver aberto, você sente aterrado, estável e seguro. Você não desconfia desnecessariamente das pessoas. Você se sente atual no aqui e agora e conectado a seu corpo físico. Você sente ter território suficiente.
Se você tender a ser medroso ou nervoso, seu Chakra da Raiz é provavelmente sob-ativo. Você não se sentiria facilmente bem-vindo.
Se este chakra for sobre-ativo, você pode ser muito materialista e ganancioso. Você provavelmente é obsessivo em ser seguro e resiste a mudança.

. 2 - Chakra Sacral

O Chakra Sacral é sobre o sentimento e a sexualidade. Quando está aberto, seus sentimentos fluem livremente, e se expressam sem você perceber que é sobre-emocional. Você está aberto à intimidade e você pode ser passional e vívido. Você não tem nenhum problema em tratar de sua sexualidade.
Se você tender a ser duro e frio ou a ser indiferente, o Chakra Sacral é sob-ativo. Você não está muito aberto às pessoas.
Se este chakra for sobre-ativo, você tende a ser emocional toda a hora. Você se sentirá emocionalmente unido às pessoas e você pode ser muito sexualmente ativo.

. 3 - Chakra Umbigo

O Chakra Umbigo é sobre afirmar-se em um grupo. Quando está aberto, você se sente no controle e você tem suficiente auto-estima.
Quando o Chakra Umbigo é sob-ativo, você tende a ser passivo e indecisivo. Você é provavelmente tímido e não tem o que você quer.
Se este chakra for sobre-ativo, você dominativo e provavelmente até mesmo agressivo.

. 4 - Chakra Coração

O Chakra do Coração é sobre o amor, a bondade e a afeição. Quando está aberto, você é piedoso e amigável, e você trabalha em relacionamentos harmoniosos.
Quando seu Chakra do Coração é sob-ativo, você é frio e distante.
Se este chakra for sobre-ativo, você está sufocando as pessoas com seu amor e este provavelmente tem razões completamente egoístas.

. 5 - Chakra Garganta

O Chakra da Garganta é sobre a auto-expressão e falar. Quando está aberto, você não tem nenhum problema expressar-se, e você pode se passar por um modo artístico.
Quando este chakra está sob-ativo, você tende a não falar muito, e você é provavelmente introvertido e tímido. Contar mentiras pode bloquear este chakra.
Se este chakra for sobre-ativo, você tende a falar demasiadamente, geralmente domina as pessoas e as mantêm em distância. Você é um mau ouvinte se este for o caso.

. 6 - Chakra Terceiro Olho

O Chakra do Terceiro Olho é sobre a introspecção e o visualisação. Quando está aberto, você tem uma boa intuição. Você tende a fantasiar.
Se for sob-ativo, você não é muito bom em pensar em você mesmo, e você pode tender a confiar em autoridades. Você pode ser rígido em seu pensar, confiando em demasiadas opiniões. Você pode ser confundido facilmente.
Se este chakra for sobre-ativo, você pode viver em um mundo de fantasia. Em casos excessivos alucinações são possíveis.

. 7 - Chakra Coroa

O Chakra da Coroa é sobre a sabedoria e ser um com o mundo. Quando este chakra está aberto, você é desprejudicado e completamente ciente do mundo e de você mesmo.
Se for sob-ativo, você não está muito ciente da espiritualidade. Você provavelmente, é completamente rígido em seu pensar.
Se este chakra for sobre-ativo, você intelectualiza coisas demais. Você pode ser viciado em temas espirituais e está ignorando suas necessidades corporais.


Exercícios para energizar os chakras

Os exercícios abaixo é para serem feitos frequentemente. Cada exercício é para um chakra diferente.

Antes de começar a fazê-los, ache uma posição confortável no chão e fique descalço(a) de preferência, dessa maneira você entra em contato com a terra enquanto ela te passa energia. Escolha uma roupa confortável e de cor clara de preferência. Os exercícios mencionados aqui irá aumentar o fluxo de energia do seu corpo e também irá desbloquar cada ponto de energia (chakras). Esses exercícios são bastante conhecidos na terapia bionergética.

Antes de começar a praticar esses exercícios, tenha certeza que você está relaxado(a) e de preferência com um dia livre, assim você não desviará seus pensamentos para outras coisas que deverá ser feito durante o dia. É muito importante que durante os exercícios você esteje respirando corretamente e sempre.

Chakra 1

Chakra 2

Chakra 2 (alternativa)

Chakra 3

Chakra 4
Chakra 5

Chakra 5 (alternativa)

Chakra 6

Chakra 7